quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

O "porquê" da existência deste blog

Olá!
Meu nome é Marcel Defensor e estou aqui para tentar passar para quem lê, e, quem dera, deixar registrado para as gerações futuras, a história deste município de nome estranho e que é permeada de lacunas e de informações que não fazem sentido.
Quem já pesquisou, provavelmente escutou muitas probabilidades do surgimento do nome "Quadra", sobre quem fundou a vila, etc. e tal, mas o que vem sendo escrito ao longo do tempo é apenas uma repetição do alguém disse no passado.
Como se fosse um "telefone-sem-fio", essa história foi sendo repassada até chegar à versão que você pode encontrar, fuçando na página da Prefeitura Municipal de Quadra ou em algum outro lugar.
Mas, como diria a minha ex-professora de Filosofia lá da Faculdade, nós não podemos simplesmente "acreditar" no que os outros dizem e tomar isto como verdadeiro, porque entraríamos no então chamado "senso comum".
"Para você realmente descobrir a verdade, você tem que analisar os fatos por si só, desde suas raízes, e chegar à sua própria conclusão" dizia ela, ou o autor que ela tomava como referência para dar aula.
Analisando os fatos por mim mesmo, baseado em pesquisa genealógica, pesquisa de documentos, pesquisa via Internet e entrevistas com os moradores mais velhos ou que podem me contar mais coisas sobre o passado - ou "o tempo antigo", ou ainda "o tempo d'antes", como eles mesmos costumam dizer - , vou chegando às conclusões que passarei pouco a pouco neste blog, sempre que puder ter tempo disponível e quando minha mente não estiver embaralhada.
Espero que gostem dos posts (textos, em linguagem de blogueiro) e deixem seus comentários, sejam quais forem.
Até o próximo post!

Um comentário:

Eliana disse...

Li seu blog e achei interessante! Meu avô paterno nasceu na Quadra, chamava-se João Inácio Soares. Sei que tem algo a ver com a política, na época em que a Quadra era Distrito de Tatuí. Estou comentando coisas que eu ouvi dizer!!! Vou continuar a ler os seus relatos qdo atualizados. Parabéns pela pesquisa! Eliana