quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Em breve...

Em breve novas postagens sobre coisas antigas.

Em tempo: por favor, deixem os e-mails nos comentários para que eu possa entrar em contato com vocês!

7 comentários:

Anônimo disse...

Na realidade em pesquisa de alguns nomes citado na referida tabela, verifiquei que a idade dos proprietários era relativa ao ano de 1875 e não 1865, como por exemplo o nome de João Baptista de Oliveira Mattos que na referida tabela constava com 54 anos e no inicio de 1882 quando faleceu constava com 61 anos para 62, ou seja, 7 anos após.
Vale lembrar que muitos deles eram parentes sanguineos ou por casamento entre parentes. Por exemplo: José Quintino de Campos era irmão de Affonso Quintino de Campos.
Affonso Quintino de Campos era casado com Ignez de Oliveira Saldanha e esta por sua vez era sobrinha, pelo lado de sua mãe, de João Baptista de Oliveira Mattos(natural de Araçariguama).
Vale lembrar que Affonso Quintino e José Quintino eram nascidos na cidade de Campinas e eram filhos de Joaquim Quintino de Anhaia que era casado com Francisca de Campos Leite(Francisca Ferraz de Campos).
Francisca Ferraz de Campos era parente dos outros proprietários desta lista que tem como sobrenome Ferras de Campos(de Campos Leite).
Vale ressaltar que a família Ferraz de Campos em uma parte casou-se com os Salles e uma destas familias tiveram o filho Manuel Ferraz de Campos Salles, conhecido como Campos Salles, 4ª presidente do Brasil.
Como se vê a história de Quadra esta intimamente ligada a história do Brasil como um todo.

Eric

Anônimo disse...

Ainda tempo,vale ressaltar que as família Ferraz de Campos (de Campos Leite), Salles tem seus nomes nos registros da Diocese de Campinas.
Já a família de Oliveira, como João Baptista de Oliveira Mattos tem seu nome nos registros da Diocese de Araçariguama.
Os descendentes de Jose Quintino de Campos e Affonso Quintino de Campos constam nos registros de Tatui.
Sendo assim, a história de Quadra esta ligada a Campinas, Araçariguama, Tatui e tantas outras que fazem desta região uma cidade tão especial.

Eric

Anônimo disse...

Vale lembrar, que Ignez de Oliveira Saldanha tinha um irmão de nome João Baptista de Oliveira Saldanha que em 1887 mudou-se em definitivo para Sorocaba-SP. Quando da morte de Ignez de Oliveira Saldanha, esta já viúva, seus filhos, na grande maioria, decidem vir para Sorocaba-SP, visto que seu tio João Baptista lá vivia e constituem um novo ramo da família naquela cidade. Expandindo ainda mais a história de quadra para outras cidades da região. Vale a ressalva, que somente uma de suas filhas, Cherubina Sacco muda-se para Itapetininga após seu casamento em 1909 com Abrão Sacco, sendo este último o responsável pela construção do Palacete Brisolla Neto que se encontra em Itapetininga.

Eric

Marcel Defensor disse...

Eric, por favor, deixe recado no meu facebook: https://www.facebook.com/marcel.defensor

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Procuro saber mais dados sobre Ignez de Oliveira Saldanha e seus respectivos pais, como transcrito em outras mensagens, ela possuía um irmão de nome João Baptista de Oliveira Saldanha e um tio de nome João Baptista de Oliveira Mattos.
Seus avôs eram Francisco de Assis Leite e Manoela Joaquina de Oliveira.
Ela faleceu em torno de 1895 a 1900 com aproximadamente 40 anos, provavelmente na cidade de Tatuí.
Seu irmão, João Baptista de Oliveira Saldanha, provavelmente faleceu em Sorocaba no inicio do século XX.

Marcel Defensor: tentei contactar com você por mensagem do FAce, como não consegui, te adicionei.

Eric B.

Anônimo disse...

Ignez de Oliveira Saldanha nasceu em abril de 1859 na cidade de Atibaia. Foi batizada em 05 de setembro de 1859. Seu pai se chamava José Joaquim de Moraes Saldanha e era dono da Fazenda Bofete, conhecida como Fazenda das Minas, fazenda esta que se encontra na atual cidade de Bofete próximo a região de Tatui, Quadra. Sua mãe se chamava Maria Isabel de Oliveira.